Pages

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Kazam – Screencasts agora também no Ubuntu 11.10

Para os utilizadores que gostam de registar aquilo que acontece no monitor da sua máquina, é importante que possua uma aplicação para criar screencasts. Basicamente os screencasts são vídeos do que se passa no monitor, o que é útil quando, por exemplo, queremos mostrar como se faz algo e é mais simples mostrar do que explicar.
Existem diversas aplicações, para todos os SO, mas hoje voltamos a destacar o Kazam que agora tem suporte para o Ubuntu 11.10.
kazam_000


O Kazam é uma excelente aplicação para criar screencasts, e é considerado por muitos como a melhor aplicação para esse efeito.
Resumo das principais funcionalidades
  • Possibilidade de gravar as acções do desktop
  • Suporte para som
  • Possibilidade de exportar para o formato.mkv
  • Applet com indicação que está a gravar ou em pausa
  • Integração com o Youtube e Videbin
Como instalar no Ubuntu 11.10?
Para instalar o kazam no Ubuntu 11.10, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:bigwhale/kazam-oneric
sudo apt-get update
sudo apt-get install kazam
O Kazam é uma aplicação bastante simples, mas que garante com qualidade as funcionalidades base de uma aplicação do tipo, como por exemplo a captura do screen e áudio em simultâneo.
kazam_00
Outra das funcionalidades desta aplicação, é a possibilidade de exportar de imediato o vídeo final para o Youtube ou VideoBin.
kazam_01
Toda a acção desta aplicação é controlada através de uma applet que fica disponível na barra superior.
kazam_02
Considerações finais
Para quem necessita de gravar o que acontece no ecrã do seu PC, o Kazam é uma excelente aplicação para o efeito. Não é uma super aplicação mas possui as funcionalidades base para captura de screens e áudio. Para fazerem posteriormente e edição do vídeo podem usar por exemplo o Pitivi ou outra qualquer ferramenta para o efeito. Experimentem .

10 Motivos pelo qual amo Linux... isso so pra começar

Cada sistema possui particularidades que o fazem um sistema único. Os usuários possuem necessidades diferentes e não existe um sistema que seja perfeito para todos. O Linux é um excelente sistema em muitos aspectos e possui características que o fazem o melhor sistema em determinados aspectos. A seguinte lista é uma seleção de 10 destas características (muito boas) que o fazem diferente de outros sistemas operacionais. A ordem dos itens não importa, já que todas juntas dão ao Linux a essência de ser rápido, seguro, bonito e livre.

1 – Obter e manter atualizado um sistema completo legalmente sem pagar nada. A maioria das distribuições de Linux são completamente gratuitas, e em alguns custam uma quantidade muito pequena em comparação ao preço do Windows. Isso ocorre em função de suporte e de alguns produtos próprios da empresa.

2 – Poder rodar diferentes interfaces gráficas caso você não goste da que veio por padrão ou por ela não se adequar as suas necessidades. Há interfaces gráficas para todos os gostos, leves, inovadoras, capazes de imitar outras, muito atrativas, etc. Só em Linux contamos com essa variedade de interfaces, e como se fosse pouco, cada uma delas é completamente personalizável. Inclusive, há a possibilidade de trabalhar em modo texto e realizar muitas tarefas comuns, como escutar música, trocar mensagens, navegar na internet, baixar arquivos e várias coisas mais.

3- Ter total controle sobre o hardware do computador e saber que não há backdoors no meu software, colocados por companhias de software mal-intencionadas. Por ser um sistema GNU/Linux composto em sua maioria por software livre, o código está disponível para quem quiser vê-lo, por isso é possível assegurar-se que cada aplicação faz somente o que deve fazer.

4 – Não sentir falta de desfragmentar o disco-rígido, nunca. Os sistemas de arquivos utilizados pelo Linux não se fragmentam, já que foram planejados como sistema multi-usuários, armazenando os dados no disco de maneira seqüencial, por isso é raro se fragmentar um arquivo se o disco não estiver muito cheio.

5 – Experimentar diferentes programas, decidir os que não gosto, desinstalá-los e saber que não há lixo em um registro que pode deixar minha máquina lenta. Não acontece como no sistema da Microsoft que o registro sempre se enche de lixo e se estraga, ocasionando a necessidade de várias formatações anuais.

6 – Usar o SO sem necessidade de usar antivírus nem nenhum outro tipo de software anti-malware e não precisar reiniciar meu computador durante meses, sempre que pego as últimas atualizações de segurança. Com se fala em todo lugar: Linux é muito seguro e estável.

7 – Personalizar o que quiser, legalmente, incluindo meus programas favoritos. Eu posso perguntar aos mantenedores, propor idéias e participar do processo de desenho e programação do software que quiser. Estas são algumas das maravilhas do software livre, por que isso não se aplicar somente o Linux, mas também a toda a aplicação e projeto de software que de desenvolva sobre esta filosofia. Com o Software Livre, o software de nosso PC é realmente nosso.

8 – Usar o mesmo hardware durante mais de 5 anos até que realmente precise substituí-lo. Eu disse milhões de vezes nesse blog: Uma das mais grandes maravilhas do Linux é poder usar um sistema não pré-histórico em equipamentos com baixos recursos, em muitos casos considerados obsoletos (como exemplo, veja o Pentium II que graças ao Linux pode acompanhar-me por 7 anos como meu principal ferramenta de trabalho).

9 – Receber ajuda de centenas de usuários, especialistas e novatos de maneira gratuita e
desinteressada.
Um dos pontos mais fortes do Linux são as comunidades que se formam, ainda que existam o problema dos fanáticos, tem muitos que ajudam da maneira que podem a não deixar que o Linux seja um “sistema difícil” e aos poucos vão levando-o à todos.

10 – Ter um desktop com efeitos espetaculares, e muito superiores ao do Windows Vista em um computador de 3 anos atrás. E isso, a diferença do “Vista Capable” é certa. A atração gráfica do Linux deixou para trás por muito outros sistemas. Só há que melhorar um pouco as capacidades do Compiz Fusion com as do ambientes Enlightenment.
O texto se originou de posts sobre listas de coisas possíveis somente em Linux. Disponíveis aqui, aqui e aqui.

 
Download Ubuntu 11.10 32 bits e 64 bits.

Kingsoft Office – O Office gratuito para Android

Aproveite já …e crie e edite documentos no Android!

O Natal é sinónimo de presentes. Nesta época festiva, a Kingsoft resolveu oferecer a todos os utilizadores que possuem um equipamento com Android, uma versão gratuita Kingsoft Office. Este é sem duvida um presente bastante útil e uma excelente notícia, uma vez que a maioria dos utilizadores com dispositivos Android têm a necessidade de criar e editar documentos do Microsoft Office nos próprios dispositivos. Vamos conhecer as características desta suite.

qr_office_00
Add caption













O Kingsoft Office é uma excelente suite para dispositivos móveis equipados com Android que permite visualizar ficheiros DOC, DOCX, XLS, XLSX, PPT, PPTX e criar documentos DOC, DOCX, XLS, XLSX.

office_00 (visualização/edição de folhas de documentos)
No dia 14 de Dezembro de 2011, a empresa Kingsoft informou que este produto iria ser disponibilizado gratuitamente (ver aqui).
Dear Users,
In order to meet mobile users’ need, Kingsoft Office Team announce today that Kingsoft Office for Android is completely free for end users. All the users who paid for this product before, will get refund or other compensation. The paid users should send the Key or License information and purchase ID tomofficesupport@kingsoft.com, and we will contact you ASAP.
Thanks for your constant support to Kingsoft Office. We’ll continuously focus all of our energy on improving your Kingsoft Office experience in the future.
Best Regards,
The Kingsoft Office Team
Dec. 14, 2011
Principais benefícios do Kingsoft Office no Android
  • Disponibilização dos seguintes módulos
    • Desktop Widget para disponibilizar uma forma conveniente de pré-visualizar e editar documentos.
    • Writer (estilo Word)
    • Spreadsheets (estilo Excel)
    • Presentation (estilo Powerpoint)
    • Gestor de ficheiros
office_01 (visualização/edição de folhas de cálculo)
  • Partilha de documentos
    • Partilha simples de documentos via e-mail ou através de serviços de de alojamento na cloud
    • Integração simples com o Box.net
  • Formatos suportados:
    • Visualização do documentos – Microsoft Office 97 até 2010
      • .doc, .docx, .txt, .xls, .xlsx, .ppt e .pptx
    • Criação de documentos - Microsoft Word e Excel 97 até 2003: doc, .txt e .xls; Microsoft PPT 97 até 2010: ppt e .pptx
  • Interface bem organizados e fácil de navegar
  • Suporte para tablets
Funcionalidades recentes:
Writer
  • Suporte para a funcionalidade de copy/paste entre aplicações
  • Disponibilizado modo de leitura para ver facilmente os documentos
  • Suporte para Full-Screen
  • Possibilidade de abrir documentos cifrados
  • Disponibilização de objectos gráficos
Spreadsheets
  • Auto-filter
  • Funcionalidades de pesquisa
  • Funcionalidade de ordenação
  • Disponibilizado modo de leitura para ver facilmente os documentos
  • Freeze panes
  • Possibilidade de ver gráficos
  • Navegação entre células mais simples
Presentation
  • Suporte para thumbnails tal como no pc (para ver facilmente todos os slides)
  • Visualização de tabelas
  • Visualização de gráficos
  • Suporte para apontadores quando está em modo de reprodução
Vejam todos as características do Kingsoft Office aqui

office_02
(visualização/edição de powerpoints)

Para quem procurava um suite de office completa e gratuita, o Kingsoft Office é sem duvida uma óptima solução. Esperamos o vosso feedback. Do meu lado já está instalado, testado e aprovado. Pena não ter conhecido esta ferramenta mais cedo!
Desde já um obrigado ao Rui Silva pela excelente sugestão.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 2.1 +
Download: Kingsoft Office [5.2 MB]
 
Texto retirado da pg.http://pplware.sapo.pt/smartphones/android/kingsoft-office-o-office-gratuito-para-android/

Costumizando o seu windows

Ultimate Windows Customizer Criado por Pedro Simões em 28 de Dezembro de 2011 | 4 comentários A customização do nosso sistema operativo permite que sejam activadas funções que estão escondidas ou que alteremos a imagem ou funcionalidade de zonas deste. A maior parte das ferramentas que existem permitem que activemos apenas uma ou duas funções de forma pontual e nunca de forma integrada. O Ultimate Windows Customizer reúne em si a maioria das customizações disponíveis para o Windows 7 e permite que tornem o vosso Windows mais adaptado às vossas necessidades e com alterações que o tornam mais apelativo.


O Ultimate Windows Customizer é uma ferramenta que foi desenvolvida para permitir aos seus utilizadores alterarem o look e feel do Windows, reunindo aí todas alterações conhecidas e disponíveis para o Windows 7. As possibilidades do Ultimate Windows Customizer são muito alargadas e vão com certeza fazer as delícias de todos os que gostam de tornar o seu Windows mais adaptado à sua imagem. Coisas tão simples como a imagem que é apresentada no fundo de ecrã na zona de login, a botão de acesso ao menu Iniciar ou a imagem de fundo do Windows Media Player vão poder ser alteradas sem que tenham de colocar qualquer código mais estranho ou terem de usar uma aplicação específica. Os criadores do Ultimate Windows Customizer aconselham todos os que forem usar esta ferramenta a retirarem algumas alterações que tenham feito antes. A razão desta necessidade prende-se com um backup que o Ultimate Windows Customizer vai realizar. Se mantiverem essas outras alterações ao reverterem o vosso sistema estas vão ficar presentes. O Ultimate Windows Customizer está dividido em 9 categorias e cada uma delas permite que alterem a imagem de diferentes zonas do Windows. Essas categorias são as seguintes: •Explorer •Context Menus •Libraries •Logon Screen •Start Orb •Taskbar •Miscellaneous •Extra Settings •Windows Media Player Podem em cada uma delas encontrar muitas definições disponíveis e que vão alterar o vosso sistema de forma a ficar mais adaptado à vossa imagem. Cada uma das muitas alterações possíveis podem ser activadas de forma independente e não obrigam a ser usadas em bloco.



Após escolherem as opções que pretenderem ter activas só vos resta aplicá-las. O Ultimate Windows Customizer vai criar um ponto de restauro para que possam em segurança reverter as alterações que fizerem. Após a aplicação destas, o Ultimate Windows Customizer vai indicar que algumas das funcionalidades podem necessitar de uma das 3 opções possíveis para o vosso sistema recarregar o registo. Estas opções são o reboot, o log off ou o reiniciar o Explorador do Windows. Escolham a que pretendem realizar na caixa de diálogo que é apresentada. O Ultimate Windows Customizer é uma poderosa ferramenta para alterarem a imagem do vosso Windows. Podem alterar uma grande variedade de funções e imagens no vosso Windows 7, sem que tenham de usar códigos ou softwares específicos e adaptados a uma única alteração. Está preparado para correr no Windows 7, nas versões de 32 e 64 bits e os seus criadores esperam integrar em próximas versões a integração desta ferramenta com o Windows 8.




Licença: Freeware


Sistemas Operativos: Windows 7


Download: Ultimate Windows Customizer 1.0.1.0 [10.4MB]


 Homepage: Ultimate Windows Customizer


Texto tirado da PG. http://pplware.sapo.pt/windows/software/ultimate-windows-customizer/

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Rumor: Galaxy S III pode ser anunciado em fevereiro

Parece que o Samsung Galaxy S III já tem data de lançamento. Segundo informações do site coreano Etnews, a nova geração do smartphone da fabricante deverá ser anunciada no dia 27 de fevereiro, durante a Mobile World Congress em Barcelona (Espanha). De acordo com o site, o aparelho terá 2 GB de RAM, câmera de 12 megapixels, tela de Super AMOLED de alta definição e 3D, processador quad-score de 1,5 Ghz, suporte à rede 4G LTE, tecnologia NFC e USB 3.0. Além disso, o Ubergizmo publicou uma foto do possível design do smartphone, que pode ser vista abaixo. Até agora nenhuma dessas informações foi confirmada oficialmente.
TEXTO DE:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/mobilidade/noticias/rumor-galaxy-s-iii-pode-ser-anunciado-em-fevereiro

Explicação

Só para deixar documentado, que provavelmente a maioria das minhas postagem seram recortadas de outros sites, tais como http://pplware.sapo.pt/, quando eu começar a fazer postagem sobre linux estarei colocando meus confs. o que provavelmente será de minha autoria. todo o resto será proveniente de pesquisa no site da google onde claro postarei o site de qual foi retirada a informção, ninguem nasce sabendo temos retirar as informações de onde temos o melhor acesso que no meu caso é o google onde costumo chamalo de Deus pois se nao achares ali nao vai achar em lugar algum.

Redes móveis, será que são seguras ?

Redes móveis podem ser vulneráveis a ataques Criado por Vítor M. em 28 de Dezembro de 2011 | 4 comentários A privacidade nas telecomunicações móveis sempre foi um tema rodeado de elevada controvérsia. Tem sido amplamente debatido na comunicação social a propósito de indícios referentes a escutas ilegais. Podemos ser induzidos a pensar que só com equipamento especializado (como tal de acesso restrito) é que é possível conseguir interceptar chamadas ou mensagens de texto. Mas… e se fosse mais fácil do que se pensa? Segundo Karsten Nohl um investigador alemão da universidade de Virginia, praticamente todas as redes móveis no mundo estão vulneráveis a ataques. O investigador conduziu um estudo de larga escala às redes das operadoras móveis de 11 países, onde se incluem 31 operadoras estudadas na Europa, Marrocos e Tailándia. Como ferramentas para realizar as experiências, utilizou um telemóvel da Motorola lançado há 7 anos atrás e um software de desencriptação. Quanto aos resultados, os índices de protecção utilizados para proteger as comunicações nas redes de telecomunicações ficaram no geral aquém do que se poderia esperar e nalguns casos foi mesmo possível capturar o conteúdo de mensagens de texto e chamadas de voz. O problema reside nas implementações do standard GSM e especialmente no formato como processa os comandos enviados de qualquer telemóvel. De forma simplificada Nohl explica que cada vez que um utilizador recebe uma chamada móvel, uma operadora troca comandos GSM com ele e com o outro interveniente. Esses comandos podem-se traduzir em mensagens de formato simples como por exemplo “Tem uma nova chamada” ou “Em espera”. A maioria das mensagens trocadas não ocupa na totalidade os 23 bits que o standard GSM obriga. Isto significa que sobra espaço nos cerca de 40 pacotes enviados, para utilizar técnicas de encriptação como por exemplo enviar simultaneamente dados aleatórios, para dificultar quem queira interceptar uma chamada. Contudo, por vezes o tipo de mensagem enviada pode utilizar na totalidade os 23 bits, nesse cenário cabe às operadoras implementar mecanismos mais sofisticados de encriptação. O problema é que embora a encriptação seja uma prática recomendada de implementação do standard nem sempre se verifica por parte de algumas operadoras. Por exemplo no caso de Marrocos (o único país Africano estudado), uma operadora de telecomunicações envia as mensagens dos seus utilizadores sem qualquer tipo de encriptação. Nohl assegura que este cenário não acontece nos países europeus estudados. No entanto, afirma que a segurança utilizada pelas operadoras europeias na implementação do standard GSM está longe de ser perfeita. Por exemplo enquanto a Vodafone inglesa faz um bom trabalho na segurança da sua rede GSM, já subsidiária na Alemanha tem uma rede mais vulnerável. Na lista de países estudados ao que pudemos apurar não foi incluído Portugal. Apesar disso, não existem razões para nos podermos sentir mais seguros. Nohl afirma que este problema se verifica na variante 2G de todas as redes GSM. Ora como as operadoras portuguesas e os respectivos telemóveis que comercializam, mantêm ainda suporte 2G, significa que as nossas comunicações móveis serão alvo de “snifing” se as operadoras não tiverem implementados mecanismos de encriptação. Já em 2009 Karsten Nohl tornou público os algoritmos utilizados para encriptar comunicações de voz e dados em redes GSM digitais (adoptados pelas operadoras dos países europeus). Este novo estudo traz para actualidade uma maior consciencialização da importância da privacidade. Porque por mais que nós possamos pensar que as nossas conversas não são importantes, é de facto um direito do consumidor exigir às operadoras total confidencialidade das suas comunicações. TEXTO retirado da pagina:http://pplware.sapo.pt/informacao/redes-moveis-podem-ser-vulneraveis-a-ataques/

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Abordagem do Blog.

Este blog será basicamente sobre o mundo virtual mas terá uma enfase nos assuntos de informatica.. tais como instalações de sistemas operativos e tudo o que os engloba... servidores linux... entre outros assuntos.... aguardem por novas postagens.