Pages

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Gentoo Linux 12 LiveDVD está disponível para download

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que têm já uma vasta comunidade de utilizadores como é o exemplo do Gentoo Linux. O Gentoo foi criado por Daniel Robbins e tinha inicialmente o nome de Enoch Linux.
Recentemente foi disponibilizado pela equipa responsável o Gentoo Linux 11.2 LiveDVD. Vamos conhecer as novidades.
gentoo_00


Os responsáveis pela distribuição gentoo linux, informaram recentemente a disponibilização do Gentoo Linux 12 LiveDVD . Esta distribuição conta com algumas novidades, das quais destacamos:
  • Linux Kernel 3.1.5
  • Xorg 1.10.4
  • KDE 4.7.4
  • Gnome 3.2.1
  • XFCE 4.8
  • Fluxbox 1.3.2
  • Firefox 9.0
  • LibreOffice 3.4.99.2
  • Gimp 2.6.11
  • Blender 2.60
  • Amarok 2.5
  • VLC 1.1.13
  • Chromium 16.0
  • ….e muito mais
Além dos pacotes referidos, o Gentoo Linux 12 LiveDVD conta com algumas características especiais:
  • Possibilidade de escrever no sistema de ficheiros usando AUFS – versão alternativa de unionfs, um serviço de ficheiros que implementa uma união para montar sistemas de ficheiros Linux
  • Persistência para $HOME de modo a que esteja sempre disponível.
Veja todas as novidades aqui
Esta versão do Gentoo Linux 12 LiveDVD está disponível em duas edições:
  • Uma versão híbrida x86/x86_64
  • Uma versão x86_64 multi lib
Mais sobre o Gentoo – Opinião do nosso leitor Marcelo Rovani do Brasil
A principal característica do Gentoo era a do usuário poder “compilar” o sistema de acordo com as características específicas de sua máquina, iniciando o trabalho “from Scratch” ou seja, desde o próprio compilador. Mas isso foi até 2006, quando por problemas internos, esse perfil de uso foi relativizado… A Gentoo retomou suas atividades em 2010, quando abandonou os estágios 1 e 2 e passou a disponibilizar compilações já otimizadas, deixando para o usuário somente o ultimo estágio de montagem de seu sistema. Como distribuição otimizada, utiliza a total capacidade da máquina, porém, devido a suas característica técnicas, acaba por afugentar usuários tipo “desktop”. Algumas variantes quebram essa características, podendo citar como principal “fork” o SABAYON Linus, distribuição italiana.
O Gentoo Linux é uma distribuição que usa o gestor de pacotes portage (desenvolvido apenas em Bash e Python e cujas influências vêm do FreeBSD).
Curiosidade relativamente ao nome: O pinguim-gentoo é uma das três espécies de pinguim do género Pygoscelis e a ave mais rápida do planeta debaixo de água.
Licença: GNU
Download: gentoo x86 [3,4GB] | amd64 [3,4 GB]
Homepage: gentoo

Página: http://pplware.sapo.pt/linux/gentoo-linux-12-livedvd-esta-disponivel-para-download/

Dica do Dia...

Acessem o seguinte site : http://pplware.sapo.pt/networking/top-10-artigos-sobre-rede-informticas-em-2011-no-pplware/

Mitini – Um SIRI para o seu Windows

Muito se tem escrito sobre o SIRI e sobre as suas potencialidades. A Apple, com este seu serviço veio abrir portas que se esperam dêem acesso a uma nova forma de interagirmos com os nossos equipamentos, sem termos de teclar ou desenhar os comandos que pretendemos ver executados.O SIRI tem chamado muita atenção sobre si e para além dos avanços que foram dados na sua portabilidade para outros dispositivos Apple esperava-se que passa-se também para outros sistemas operativos, mesmo que fosse numa forma não original e verdadeira. Isso começou já a acontecer e temos disponível o Mitini, a versão Windows do SIRI.




Esta pequena aplicação para Windows pretende dar a todos os utilizadores deste sistema operativo um pouco do que os utilizadores do iPhone 4S têm ao usar o SIRI.
Por ser ainda uma aplicação em desenvolvimento, o Mitini ainda não tem muitas das suas funcionalidades plenamente funcionais.
O Mitini recorre a um largo grupo de API’s para conseguir dar ao seu utilizador as definições e as pesquisas que efectuarem. Basta lançarem o Mitini e ditarem-lhe o que pretendem que seja procurado ou definido. A forma é exactamente igual à do SIRI.
Para converter os resultados em voz, o Mitini usa a função de conversão do Windows e o idioma e a voz que tiverem escolhido.
Para além da utilização normal, o Mitini consegue ainda abrir o vosso browser e pesquisar termos que lhe indicarem. Basta que digam “Search Pplware” para que ele abra o browser pré definido no Google, com essa pesquisa feita.
O Mitini pode ainda lançar um leitor de MP3′s para que oiçam as vossas músicas favoritas, sem terem de usar o ratou ou o teclado.

Por ter sido desenvolvida usando API’s e conversão para áudio no Inglês dos Estados Unidos, o Mitini não compreende o Português e o nosso sotaque quando falamos com ele, mas não deixa por isso de ser funcional. Requer alguma habituação da nossa parte e que lhe falemos com muita calma.
Esta aplicação está ainda numa fase muito embrionária, mas podem já testar as suas funcionalidades principais. Vejam no vídeo abaixo o Mitini em funcionamento.
Testem o Mitini, até porque é uma aplicação portátil, e digam-nos o que conseguiram fazer com ele.
Conseguiram que ele vos entendesse? Nos testes que realizámos apenas ao fim de 10 minutos e com bastante paciência nos conseguimos entender.
Não deixa de ser uma mostra do que pode ser feito com poucos recursos e com bastante vontade. Está assim provado que o futuro é o SIRI e as formas de comunicação com as máquinas terá de caminhar em sentidos que coloquem as pessoas a interagir com elas dessa forma.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Mitini [256KB]
Homepage: Mitini
Página:http://pplware.sapo.pt/windows/software/mitini-um-siri-para-o-seu-windows/