Pages

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Dicas de VBA – WorksheetFunction

Em artigos anteriores iniciei algumas dicas sobre programação em Visual Basic for Applications (VBA), aplicado ao Microsoft Excel, de forma a clarificar e a mostrar algumas das melhores práticas.
• Excel: Dicas de VBA – Eventos – O que são e como utilizar eventos no Microsoft Excel
• Excel: Dicas de VBA – Performance – Como melhorar a performance de execução do código com métodos simples e fáceis de utilizar.
• Excel: Dicas de VBA – Ciclos – Como efectuar ciclos da forma correcta
Irei em próximos artigos explorar mais algumas funcionalidades e mostrar algumas dicas que julgo importantes, mas para já o objecto WorksheetFunction.



O objecto WorksheetFunction permite utilizar fórmulas que já utilizamos directamente nas células, através de métodos, que estão disponíveis no Microsoft Excel. Tem ainda algumas propriedades (Application, Creator e Parent), embora menos utilizadas.
Esta possibilidade de utilizar fórmulas no código simplifica bastante inúmeras operações e é sem dúvida um objecto muito importante. Podem ser utilizadas formulas simples como o Sum(), Min(), Max(), Count(), etc, até formulas mais complexas, como o SumProduct(), Index(), VLookup(), DCount(), etc. E se em alguns casos simplifica apenas a leitura do código, em outros, a sua utilização resolve-nos alguns problemas mais complexos.
Quando colocamos o ponto (.) a seguir ao objecto WorksheetFunction, é mostrada a lista dos métodos e propriedades disponíveis e podemos aqui encontrar uma lista muito extensa.



NOTA: De referir que as formulas que podemos usar (e apresentadas na lista) são apenas as que estão disponíveis na versão utilizada, ou seja, a versão do Excel 2003 tem menos funções disponíveis do que o Excel 2007 ou 2010. Isto é importante também por questões de compatibilidade.
Por exemplo, quando queremos gerar um número aleatório entre dois valores, podemos fazer da forma tradicional:
Dim resultado As Integer
Randomize
resultado = Int((10 * rnd) + 1)
MsgBox resultado
Neste caso é chamada a função Randomize e depois é gerado um número entre 1 e 10. Mas vejamos como fazer utilizando a função RandBetween(), disponível na versão 2007 ou superior, através do objecto WorksheetFunction:
Dim resultado As Double
resultado = WorksheetFunction.RandBetween(1, 10)
MsgBox resultado
Além de ser utilizada menos uma linha, que é pouco importante obviamente, o código é mais simples de analisar.
Mas existem casos mais complexos em que se não utilizarmos o objectoWorksheetFunction, o código é mais extenso. Por exemplo, para somar os valores do seguinte range (como mostra a figura seguinte) da célula A1 à célula A10, teríamos de fazer um ciclo e somar o valor de cada célula para uma variável.



Utilizando o objecto WorksheetFunction podemos fazer da seguinte forma:
Dim rng As Range
Set rng = Range(“a1:a10″)
MsgBox WorksheetFunction.Sum(rng)
Neste simples código, onde o resultado será 55, define-se um range que depois será indicado como argumento da função. O range poderia ser indicado directamente, mas desta forma é mais simples ler o código. Pode-se utilizar mais argumentos (agora indicado directamente os ranges):
MsgBox WorksheetFunction.Sum(Range(“a1:a10″), Range(“b1:b10″))
Outro exemplo, utilizando a mesma tabela, poderá ser o de contar quantas linhas têm o valor maior ou igual a 8. Neste caso, sem utilizar este objecto, teríamos de fazer um ciclo, verificar o valor e contando apenas os que estivessem de acordo com o critério definido. Com o objecto WorksheetFunction podemos fazer muito facilmente utilizando a formula CountIf():
Dim rng As Range
Set rng = Range(“a1:a10″)
MsgBox WorksheetFunction.CountIf(rng, “>=8″)
Estes são alguns exemplos simples de como o objecto WorksheetFunction simplifica e muito o código e certamente existem muito mais aplicações práticas onde o podemos utilizar.
Uma das “desvantagens” deste objecto é de utilizar sempre as funções em Inglês, o que não será problema para quem já conhece e utiliza as formulas não traduzidas.digo em VBA!

Escrito por: Jorge Paulino
Homepage: Página Autor: Jorge Paulino

CES 2012 – ASUS lança Eee Pad Transformer Prime

.. com Processador Quad-Core NVIDIA Tegra 3 e Google® Android 4.0 Ice Cream Sandwich
O Asus Eee Pad Transformer é o primeiro tablet do mundo mundo com processador quad-core NVIDIA ® Tegra ® 3 e Google® Android™ 4.0 Ice Cream Sandwich. A ASUS colaborou intensamente com a NVIDIA ® para o lançamento do primeiro tablet quad-core. Começa a ser comercializado em Portugal no dia 1 de Fevereiro.
asus_02


Senior Vice President of NVIDIA’s Mobile Business Unit e inventor do Tegra®, Phil Carmack diz: “Estamos muito entusiasmados em ter a Asus como parceiro de lançamento. O Eee Pad Transformer Prime traz o melhor do Tegra® 3,” O CEO da Asus Jerry Shen acrescenta, “O Eee Pad Transformer Prime foi concebido para ser a derradeira opção de escolha em tablets. Além de muito fino e leve é extremamente poderoso. Estamos orgulhosos em sermos os primeiros a disponibilizar um processador Quad-Core NVIDIA’s Tegra 3 e a melhor experiência de utilização com o Ice Cream Sandwich”. O ASUS Eee Pad Transformer Prime está nomeado par aos prémios de inovação da CES 2012.
Desenvolvido com a NVIDIA® e a Google®, o Eee Pad Transformer Prime é a sua dock móvel exclusiva incarna a harmonia entre a beleza e a robustez. Além de um desempenho multimédia superior, o Transformer Prime apresenta um reforço em várias características que incluem áudio com a tecnologia ASUS SonicMaster, uma câmara traseira auto-foco de 8MP com flash LED e 18-horas* de duração da bateria quando combinada com a dock móvel. Tudo alojado numa estrutura metálica ultrafina de 8.3mm com um peso de apenas 586g.
asus_02
Divertimento multimedia com estilo
Extremamente fino, o Transformer Prime tem 8.3mm de espessura e é o único tablet metálico com um peso de apenas 586g. Vem com um acabamento metálico em alumínio texturado para um manuseamento seguro e confortável e tem duas cores disponíveis: Cinzento-ametista e Champanhe.
O Transformer Prime incorpora a tecnologia exclusiva ASUS SonicMaster reconhecida pelo seu áudio nítido e acústica precisa. Produz um som cristalino com um amplo som ambiente e apresenta a melhor fidelidade de som e melhorias na distinção vocal que não pode ser encontrado em nenhum outro tablet do mercado.
O Eee Pad Transformer ostenta um ecrã IPS com um amplo ângulo de visão de 178° protegido pelo resistente Corning® Gorilla® Glass, mas o Transformer Prime vai mais longe e foi actualizado com ecrã Super IPS+ que melhora o brilho do ecrã para uma melhor experiência de leitura em ambientes exteriores.
Desempenho Ultra
O Transformer Prime é o primeiro tablet do mundo com um processador quad-core NVIDIA ® Tegra ® 3 criando uma nova geração de tablets de elevado desempenho. Com a CPU de quatro núcleos e GPU GeForce® de 12 núcleos, o Transformer Prime oferece a melhor e a mais rápida experiência de utilização em multitarefa, navegação web, reprodução de vídeo full HD e jogos. Sozinho, o Transformer Prime dispõe de uma bateria que dura até 12 horas* que quando combinada com a dock móvel atinge até as 18*, ao mesmo tempo que recarrega também o tablet.
Prime equipado com Ice Cream Sandwich
O Google® Android™ 4.0 Ice Cream Sandwich traz uma série de melhorias que, combinado com o design do Eee Pad Transformer Prime, permite nova experiência de utilização. A nova Interface de utilização (UI) da câmara permite melhorias na partilha, um novo modo panorâmico bem como efeitos e fundos que podem ser aplicados em vídeos. A edição básica de fotografias está agora incorporada no sistema permitindo retoques simples em fotografias.
Com a navegação offline, os utilizadores, quando não têm ligação à Internet, podem guardar as páginas e visualizá-las mais tarde o que o torna mais conveniente para viajantes e pessoas com elevada mobilidade. Sempre que um utilizador não dispõe de acesso a uma rede Wi-Fi poderá utilizar o Wi-Fi Direct para transferir directamente ficheiros entre dispositivos Wi-Fi compatíveis. Outras das melhorias incluem, por definição, a nova fonte Roboto que é um tipo de letra fácil de ler. Os utilizadores poderão também aceder também à câmara do Transformer Prime directamente a partir do lock screen. Finalmente, entre as várias mudanças na interface de utilização (UI) destaca-se ainda a possibilidade dos utilizadores poderem criar facilmente pastas no ecrã inicial, arrastando uma aplicação para cima de outra.
Precisão visual sem rival
A câmara frontal de 1.2MP permite video-conferência enquanto que a câmara traseira de 8MP com auto-focus e LED flash tira fotografias brilhantes graças à grande abertura F2.4, e sensor retro iluminado CMOS, focos por toque e redução de ruído em baixa luminosidade para assegurar fotos mais claras e nítidas. Primeira estreia em tablets, a câmara de 8MP do Transformer Prime oferece ainda possibilidade de gravação de vídeos HD 1080p.
Produtividade e serviços baseados na Cloud
O Transformer Prime estará disponível nas versões de 32 GB e 64GB, juntamente com um slot para cartão micro SD, Jack de áudio combo de 3,5 milímetros e micro HDMI para facilitar a partilha do que se vê no ecrã de forma simples e rápida. No entanto, a função que dá ao Transformer Prime o seu nome é a sua docking station móvel que dá um novo significado à palavra versatilidade. O design inovador e conveniente oferece ao utilizador um teclado e touchpad bem como várias possibilidades de expansão por via de porta USB e slot para cartão micro SD. A aplicação pré instalada SuperNote permite tirar, desenhar e guardar anotações, enquanto que o Polaris Office ® é excelente para a produtividade, na medida em que dá ao utilizador a possibilidade de visualizar e editores ficheiros Word, Excel e PowerPoint (Compatível com MS Office 97-2007) A Asus oferece ainda 8GB de armazenamento na cloud grátis e vitalícios através da Asus WebStorage de modo a permitir que os utilizadores possam aceder aos seus ficheiros através da Cloud e independentemente do local onde estiverem.
* A vida útil da bateria pode variar conforme a utilização.
asus_00

Página: http://pplware.sapo.pt/informacao/ces-2012-asus-lana-eee-pad-transformer-prime/

CES 2012 – Microsoft anuncia Kinect para Windows

O novo hardware Kinect para Windows e do software que o acompanha estarão disponíveis a partir de dia 1 de Fevereiro em 12 países: Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Espanha e Reino Unido.
A Microsoft anunciou, no decorrer do Consumer Electronic Show (CES) em Las Vegas, a disponibilidade do novo hardware Kinect para Windows e do software que o acompanha no dia 1 de Fevereiro de 2012 em 12 países – Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Espanha e Reino Unido.
Numa primeira fase, o Kinect para Windows estará disponível através de diversos revendedores e distribuidores em quantidades limitadas. O preço inclui garantia de um ano, acesso a atualizações de software contínuas para o controlo humano e de voz e o nosso compromisso com o investimento contínuo em investigação e desenvolvimento com base no Windows.



Com o desenvolvimento do Kinect, a Microsoft desmistificou o paradigma dos comandos ao criar um novo sistema de interface de utilizador natural que permite o controlo humano avançado, o reconhecimento de movimentos, controlos de voz e muito mais.
“A nossa resposta ao comando “maravilha” foi a ausência total de comandos ou, como costumamos dizer, “TU és o comando”” referiu Craig Eisler, Diretor Geral do Kinect for Windows aqui
O nível impressionante de inovação do Kinect para a Xbox 360 no ano passado demonstra o potencial do Kinect enquanto plataforma para programadores e empresas criarem ofertas novas e inovadoras. “Só agora estamos a começar a explorar todo o potencial desta fantástica tecnologia.
Esta proliferação de novas ideias criativas e originais para o Kinect, às quais damos o nome de Efeito Kinect, expandir-se-á ainda mais com o lançamento comercial do Kinect para Windows.”, referiu o mesmo responsável.
Com o Kinect para Windows, a Microsoft investe na criação de uma plataforma otimizada para cenários que vão além da sala de estar e a disponibilizar continuamente novas funcionalidades. Também suporta a plataforma Windows Embedded para ativar um conjunto de cenários de sistemas inteligentes.
“Estamos a criar esta plataforma de forma a dar a outras empresas a oportunidade de integrarem o Kinect nas suas ofertas. Investimos numa abordagem que permite a programação de uma forma fiável e expansível.”, explicou Craig Eisler.
Mais informações aqui
Artigos relacionados
Microsoft – O novo Kinect será para Windows…
Kinect – Controlar o Windows 7 com gestos

Estudo do Ponemon Institute sobre Segurança!

A Kingston Digital Europe Ltd, anunciou recentemente os resultados do Ponemon Institute levado a cabo em países europeus com o objectivo de compreender como as empresas gerem as políticas de segurança da informação recolhida e guardada em drives USB.O estudo confirma que muitas empresas ignoram ainda os riscos de drives USB não encriptadas e não seguem políticas de segurança apropriadas. Este estudo denota ainda as diferenças marcantes na abordagem e implementação de normas de segurança USB entre os vários países.



O estudo europeu, uma extensão de um estudo prévio realizado nos EUA, confirma que é necessária uma maior consciencialização para que as empresas apostem em dispositivos USB seguros, bem como em políticas de segurança. Foram inquiridos 2,942 trabalhadores de TI, com uma média de 10,75 anos de experiência na área, e todos reconheceram a importância da segurança dos dispositivos e das políticas de segurança USB. Na Europa, 71% dos inquiridos respondeu que as suas empresas não possuem tecnologia para prevenir nem para detectar rapidamente o download não autorizado de informação confidencial para USB drives. As estatísticas mostram que a grande maioria das empresas inquiridas ignora os riscos da utilização de drives USB não encriptadas e 62% já sofreram a perda de informação confidencial em drives USB nos últimos 2 anos.
Quando comparamos os estudos individuais de cada país verificamos que a percepção da importância da segurança USB é mais elevada na Alemanha – onde 62% dos inquiridos considera que a sua empresa tem políticas de segurança USB adequadas para prevenir a utilização indevida dos colaboradores. Pelo contrario, a França e a Polónia são os países com um maior risco devido às práticas indevidas dos trabalhadores – 85% dos inquiridos em França e 83% na Polónia afirmam que os colaboradores utilizam drives USB sem autorização prévia.
A evidência do risco generalizado é aparente, conforme os 75% dos inquiridos que afirmam que os colaboradores utilizam drives USB sem autorização prévia, ou os impressionantes 63% afirmam que os colaboradores perdem drives USB e não notificam as autoridades competentes comprovam.
Como curiosidade, de realçar que França, o Reino Unido e a Polónia têm a mais alta percentagem de fuga de informação resultante de perdas de drives USB.
Na Kingston acreditamos que a falta de supervisão, a educação e a confusão empresarial são factores que levam a uma esmagadora maioria da perda de informação nas drives USB”, comenta Gonçalo Reis, Business Development Manager da Kingston® em Portugal. “ As empresas temem que qualquer tentativa de controlo dos dispositivos USB seja fútil e dispendiosa, tanto em termos financeiros como de diminuição da produtividade. No entanto, uma simples análise das necessidades de uma empresa e a noção de que existe uma gama de drives USB seguras, fáceis de utilizar e com uma excelente relação qualidade/preço pode permitir às empresas e colaboradores um controlo eficaz deste problema.”
Este estudo mostra que as atitudes que concernem a segurança USB diferem por toda e Europa mas as conclusões gerais sublinham a quantidade de empresas que carecem de políticas de protecção de dados em drives USB, representando uma importante falha nas estratégias de segurança das empresas” afirma o Dr. Larry Ponemon, CEO do Ponemon Institute. “Raramente passa um mês sem uma notícia nos meios de comunicação sobre a perda de uma USB com informação confidencial, desta forma esperamos que o resultado no nosso estudo sirva como uma chamada de atenção para as empresas europeias”.
Nota:
Este estudo foi realizado pelo Ponemon Institute a pedido da Kingston Technology em Novembro e 2011 a trabalhadores das TI com uma media de 10 anos de experiência na Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia, Suíça, Polónia e Reino Unido.
O estudo europeu completo pode ser encontrado no site da Kingston Technology.
Homepage Kingston Europe
Homepage Ponemon Institute
Página: http://pplware.sapo.pt/informacao/estudo-do-ponemon-institute-sobre-seguranca/

CES 2012 – Empresa portuguesa Areal-Media presente…

A Areal-Media, Desenvolvimento Software, Lda, com sede em Braga, é a única presença, nacional, naquela que é a maior feira de tecnologia, do Mundo. Ali serão apresentadas as últimas novidades nesta área. De Braga, para o Mundo, a Areal-Media é uma empresa jovem, empreendedora, 100% nacional, com capital exclusivamente português, com um produto completamente desenvolvido internamente.

areal_media_00

Especializada em desenvolvimento de software, a Areal-Media apostou forte na internacionalização, desde 2009, aposta ganha até aos dias hoje, com a conquista de novos clientes em vários países, sendo já um dos principais players, enquanto fornecedor de software no sector de laboratórios de impressão profissional.
No mercado há 8 anos, com um crescimento sustentado, a Areal-Media tem à frente do seu destino, os dois sócios fundadores: Pedro Veloso e Hugo Marques, apoiados numa equipa sólida de colaboradores, especializados em diversas áreas.

areal_media_01

Foto inicia e final enviadas directamente de Las Vegas para o Pplware!
Homepage: Arial Media | Flyer
Página:http://pplware.sapo.pt/informacao/ces-2012-empresa-portuguesa-areal-media-presente/

Linux Acessível: uma distro para pessoas com deficiência visual

Como sabemos, são várias as distribuições Linux existentes, e que servem os mais diversos fins. Mas recentemente perguntaram-me se eu conhecia alguma que fosse indicada para pessoas com necessidades especiais. Pessoalmente nunca havia pensado nisso, apenas conheço software para esse fim, como já aqui e aqui demos a conhecer. No entanto, bastou uma pesquisa na web para encontrar o LinuxAcessível, uma distro Linux direccionada para pessoas com deficiência visual.

linuxacessivel.org_

Linux Acessível é uma distribuição Linux baseada em Ubuntu e direccionada para pessoas com deficiência visual quer esta seja total, parcial ou surdocegueira. A distribuição está disponível para as pessoas que falem português ou espanhol, e tem como principal objectivo o de adicionar, corrigir e configurar os recursos de acessibilidade e usabilidade para pessoas com deficiência visual poderem utilizar o Ubuntu GNU/Linux a partir do momento da iniciação do sistema, durante a instalação do mesmo e, essencialmente, após este se encontrar instalado.
Basicamente o resultado destas alterações acaba por não ser realmente uma distribuição, como conhecemos, mas um Ubuntu com adequações primordiais e pontuais construídas e desenvolvidas para portadores de deficiência visual. Apesar de ser acessível, o Ubuntu não oferece, por si só, este foco específico para estas pessoas, e daí a razão e necessidade do Linux Acessível.
As principais características do Linux Acessível são:
  • Selecção de programas instalados por padrão, tendo maior compatibilidade com o leitor de ecrãs Orca, também Open Source;
  • Alteração do comportamento de alguns programas de forma a permitir uma melhor utilização dos mesmos pelos deficientes visuais;
  • Actualizações de acessibilidade independentes do Ubuntu GNU/Linux através do site do projecto, ver aqui;
  • Ajustes para o uso do Orca, em tarefas administrativas;
  • Disponibilidade de pequenos programas desenvolvidos pelo para uma melhor adequação da acessibilidade e usabilidade;
  • Teclas de atalho definidas para diversas funcionalidades do Sistema Operativo;
  • Tema do ecrã criado pelos responsáveis pelo Linux Acessível, de forma a ser usado especificamente por pessoas com visão reduzida;
  • Sistema configurado para correr em Português ou Espanhol, e com leitor Orca activo desde que o sistema se inicia;
  • Recursos de acessibilidade para ser possível ampliar o ecrã durante a sessão feita pelo utilizador;
  • Activação da linha (display) Braile para leitura do ecrã.
O Linux Acessível está disponível e é distribuído de forma gratuita, contendo todo o software necessário: browser, programas de apresentação, edição de texto, folha de cálculo, chat, entre outros.. ajustados ao leitor Orca e à linha Braile.
Download: linuxacessivel.org_2.0-PT [634MB]
Homepage: LinuxAcessível
Página: http://pplware.sapo.pt/linux/linux-acessivel-uma-distro-para-pessoas-com-deficiencia-visual/

Smart PC Locker Pro – Segurança adicional para o seu Windows

O Windows vem preparado para dar aos seus utilizadores um elevado grau de segurança no que toca aos acessos indevidos. Consegue-nos proteger e impedir que acedam aos nossos documentos e dados pessoais.
Para dar ainda uma maior segurança ao Windows, o Smart PC Locker Pro consegue bloquear a vossa máquina e impedir algumas funcionalidades.



Com o Smart PC Locker Pro vão poder bloquear o vosso PC e apenas contra a palavra chave que definirem voltam a ter acesso a ele. Esta forma de proteger o Windows consegue dar um grau de segurança adicional ao mecanismo de segurança do Windows, que pode estar comprometido em ambientes de palavras-passe partilhadas.
Para além de impedir o acesso ao vosso computador, o Smart PC Locker Pro pode ainda bloquear o acesso às drives ópticas e ao gestor de tarefas, o que poderia levar a que o processo do Smart PC Locker Pro fosse terminado.
O Smart PC Locker Pro pode ser lançado sempre que entenderem que necessitam de bloquear o acesso ao vosso PC ou após um determinado tempo de inactividade. Assim conseguem garantir segurança sempre que se afastam do vosso computador.
Será ainda desligado o monitor ao fim de cinco minutos e o PC pode ser desligado ao fim de 30 minutos de inactividade. Todos estes valores podem ser alterados e ajustados nas definições do Smart PC Locker Pro.
Estas definições permitem ao Smart PC Locker Pro uma integração plena no Windows e um elevado grau de segurança para os vossos dados. Para além de poderem definir que o Smart PC Locker Pro arranca com o Windows, podem também iniciá-lo quando bloqueiam o vosso Windows.
Podem activar a funcionalidade que desliga o vosso PC sempre que forem introduzidas 3 ou mais (a definir pelo utilizador) passwords erradas no Smart PC Locker Pro.



Usem o Smart PC Locker Pro, quer na sua versão portátil ou instalável para que possam dar ao vosso Windows um pouco mais de segurança. Se integrarem o mecanismo de bloqueio do Windows com o Smart PC Locker Pro passam a ter uma dupla protecção para os vossos dados.
Ao contrário de algumas aplicações identicas, o Smart PC Locker Pro impede o acesso ao gestor e tarefas, o que acaba por ser uma protecção adicional.
Testem o Smart PC Locker Pro e garantam uma segurança ainda maior no vosso Windows!
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2K/ XP/ Vista/ 7
Download: Smart PC Locker Pro 1.4 [793KB]
Download: Smart PC Locker Pro 1.4 Portable [564KB]
Homepage: Smart PC Locker Pro
Página: http://pplware.sapo.pt/windows/software/smart-pc-locker-pro-seguranca-adicional-para-o-seu-windows/