Pages

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Motorola – Plataforma de detecção e análise de proximidade…

baseada em Wi-Fi . Nova Plataforma da Motorola Elimina a Necessidade de Múltiplos Dispositivos de Redes e Servidores, Simplificando a Administração de Aplicações Móveis para Retalhistas
A Motorola Solutions, Inc. (NYSE: MSI), revelou hoje a Plataforma de Serviços Integrados NX – versões NX 4500 e NX 6500 – para tornar mais simples para os retalhistas a implementação e gestão das comunicações e das redes. Esta nova solução permite que os retalhistas elevem a experiência do cliente ao mesmo tempo que reduzem a complexidade tecnológica. Os profissionais do sector do retalho podem agora ter acesso móvel a aplicações avançadas, de voz e de dados, tudo numa única plataforma.
motorola_00
Os retalhistas actualmente têm de lidar com os exigentes padrões de mobilidade e conectividade dos consumidores, por forma a criar uma experiência coerente de marca na loja, online e no dispositivos móveis. O uso crescente de dispositivos móveis e de aplicações móveis que exigem muita largura de banda, tanto por parte das lojas associadas como dos compradores, requer uma infra-estrutura TI capaz de suportar as necessidades de hoje, com a flexibilidade de poder evoluir para os requisitos de amanhã.
Características base das Plataformas NX 4500 e NX 6500
  • Controlador Wireless WiNG 5
  • 24 portas Ethernet com pOE
  • Router (T1 e interfaces Ethernet WAN)
  • Firewall e VPN
  • Serviços AAA (uAthentication, Authorization e Accounting)
  • DHCP/DNS
  • Wireless IDS (intrusion detection system) /IPS (Intrusion-prevention systems)
Proximity Awareness and Analytics Solution
A Motorola também lançou a Proximity Awareness and Analytics Solution, reforçando ainda mais a capacidade dos retalhistas oferecerem um serviço personalizado aos seus clientes. Esta solução WLAN da Motorola integra a recolha de dados em tempo real, bem como a sua análise e visualização, possibilitando criar programas de fidelização inovadores e em tempo real (baseados na mobilidade) e disponibilizando dados passíveis de serem utilizados para melhorar a eficácia das operações da loja, aprofundando o envolvimento dos clientes.
Factos noticiosos: Plataforma de serviços integrados NX

  • A Plataforma de Serviços Integrados NX disponibiliza uma extensibilidade da rede e está concebida para ir ao encontro das necessidades das empresas, tanto com a NX 4500 para empresas de pequena e média dimensão, como com a NX 6500 para empresas de média e grande dimensão.
  • A plataforma modular irá permitir que os retalhistas reduzam imenso os custos de telecomunicações com tecnologia SIP sem desaproveitarem os telefones e fios existentes. Os módulos iniciais incluem um switch com fios, um controlador LAN sem fios, comunicações voice over IP (VoIP) na empresa, ligação rádio para interoperabilidade push-to-talk com rádios bidireccionais, mensagens de texto e extensão móvel do PBX para WLAN e telemóvel.
  • A plataforma NX suporta todas as soluções de voz Total Enterprise Access and Mobility (TEAM), da Motorola, trazendo telefonia aos computadores móveis e aos telefones de redes sem fios (WLAN). Com as soluções NX e TEAM, os clientes podem alcançar o contacto certo à primeira, reduzindo o abandono de chamadas e os tempos de espera e aumentando as vendas. Em última análise, os gestores podem passar mais tempo nas vendas e permanecerem contactáveis.
  • As despesas podem ser cortadas até 50 por cento através da eliminação da necessidade de compra ou actualização de dispositivos. Esta solução apenas requer uma única plataforma para responder às comunicações de segurança, com fios, sem fios e VoIP e às aplicações empresariais, eliminando assim 75% dos dispositivos. Também fornece uma forma fácil de monitorizar e gerir serviços numa empresa dispersa geograficamente.
  • A plataforma está concebida como um sistema aberto e virtualizado que permite uma extensibilidade fácil da rede e das aplicações dependendo das necessidades da empresa. Permite que os retalhistas acrescentem funcionalidades mais tarde quando forem apresentados serviços adicionais, eliminando a necessidade de servidores individuais para cada nova aplicação.
  • Disponível em Abril de 2012, a Plataforma de Serviços Integrados NX está a ser apresentada na Conferência NRF com o software de análise vídeo Scopix Real.Suite integrado na plataforma, de modo a ajudar os retalhistas a monitorizar, medir e gerir a experiência do cliente na loja.
Factos noticiosos: Solução Motorola Proximity Awareness and Analytics

  • A Motorola Proximity Awareness and Analytics Solution é guiada por uma aplicação de software que utiliza análises avançadas para permitir um envolvimento em tempo real baseado na informação recolhida pela rede WLAN.
  • A solução permite que aplicações de retalho avançadas como as ofertas móveis em tempo real para compradores que as subscrevam, uma cabine telefónica virtual, e gestão de tarefas sensível à localização.
  • Ao combinar dados recolhidos em todos os rádios de ponto de acesso (AP) implementados, esta nova aplicação de software Motorola fornece aos utilizadores informação de localização do cliente que permite um envolvimento mais eficaz destes à medida que eles navegam através da loja.
  • A solução inclui um sofisticado pacote de análise que permite que os dados do sistema sejam usados directamente em sistemas de inteligência empresarial. Estas análises dos clientes estão concebidas para promover uma tomada de decisão de retalho inovadora.
  • Também incorpora uma arquitectura API aberta que permite que aplicações terceiras usem os dados analíticos recolhidos pelo sistema. Isto cria um ambiente que não está preso a marcas, suportando um ecossistema de serviços baseado na localização com o portfolio WLAN da Motorola. Os actuais clientes sem fios Motorola WiNG 5 podem usar a nova funcionalidade através da simples activação de uma licença de software.
  • Disponível desde já, a Motorola Proximity Awareness and Analytics Solution também é apresentada na Conferência NRF como parte de uma demonstração que revela como o push baseado em regras e em presença pode ser usado para identificar e envolver clientes nos seus telemóveis.
Página: http://pplware.sapo.pt/informacao/motorola-plataforma-de-deteco-e-anlise-de-proximidade/

Dica – Experimente o Unity 5.0 no Ubuntu 11.10

Depois da apresentação do projecto UbuntuTV por parte Canonical durante a CES 2012, ficou mais claro a “obsessão” da Canonical em dar continuidade ao interface Unity que começou a ser desenvolvido em 2010. Assim, a empresa responsável pelo projecto Ubuntu espera juntar os dois mundos (PC e TV), permitindo que os utilizadores facilmente se adaptem a qualquer dos ambientes.
Recentemente foi disponibilizada a versão 5 do Unity. Vamos conhecer as novidades e aprender como instalar no Ubuntu 11.10.
unity_00


A interface Unity 5.0 foi recentemente disponibilizada para testes para o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin. No entanto, os utilizadores que ainda possuem o Ubuntu 11.10 podem testar a nova versão da interface Unity.
Segundo o anuncio feito por Didier Roche (ver aqui), “a equipa responsável pelo Unity tem trabalhado arduamente com o objectivo de tornar a interface mais fluida e precisa e com mais qualidade”.
Aqui fica uma pequena demonstração das novidades do Unity 5.0 (vídeo disponibilizado pelo site omgubuntu)
Como instalar o Unity 5.0 no Ubuntu 11.10?
Nota: Como se trata de uma versão de testes, não é aconselhável que instale o Unity 5.0 num sistema operativo em produção.
Para quem está a usar o Ubuntu 11.10 e pretenda experimentar a versão de testes doUnity 5.0, deverá começar por fazer um backup ao sistema (para salvaguardar a informação caso algo corra mal), abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:unity-team/staging
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
Depois de instalado, podem reiniciar o Unity com o seguinte comando:
setsid unity
Para quem pretender personalizar o Unity pode instalar o CCSM (CompizConfig Settings Manager) ver aqui e proceder a algumas configurações com por exemplo:
  • Mudar a cor de background do Dash
  • Incluir atalho para apresentar minimizar todas as aplicações
  • Possibilidade de diminuir os ícones da barra lateral
  • Definir animação dos ícones
  • Possibilidade de ver os dispositivos montados no sistema na barra
unit_03
Caso pretenda, pode também contribuir no desenvolvimento do Unity, enviando para a equipa de desenvolvimento um pequeno teste realizado na sua máquina. Para tal basta executar o Unity Testing
unity_test
Desinstalar o Unity 5.0
Quem pretender desinstalar o Unity 5.0 basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo apt-get install ppa-purge
sudo ppa-purge ppa:unity-team/staging
A realização deste tutorial teve como base uma virtualização do Ubuntu 11.10 usando o Virtualbox. Para ter o Unity 5.0 é necessário ter o Guest Additions (ver aqui) instalado e activar a opção Enable 3D Acceleration no virtualBox (ver aqui). Dos testes realizados, deu para verificar que o unity está mais robusto, rápido e tem suporte para mais algumas funcionalidades.
Página: http://pplware.sapo.pt/linux/dica-experimente-o-unity-5-0-no-ubuntu-11-10/

Mas quais os requisitos do Windows 8?

Com o Windows 8 à porta muitos fabricantes preparam os seus equipamentos para estarem compatíveis com esta nova versão do Windows. Para terem a certificação Microsoft é necessário cumprirem um conjunto de requisitos no hardware que essas máquinas vão ter.
A Microsoft, como sempre faz com os seus sistemas operativos, definiu esses requisitos e apenas dará o seu aval aos fabricantes que os cumpram. Para o Windows 8 esses requisitos foram publicados no final do ano passado e preparam as novas máquinas para estarem capazes de o usar em pleno.

A lista de requisitos será usada pelos fabricantes para garantirem que as máquinas que vão colocar no mercado estão conforme o que a Microsoft espera e vão dar ao utilizador a capacidade de usar o Windows 8 num ambiente adequado e com todas as funcionalidades esperadas disponíveis.
Podem ter acesso à a lista total dos requisitos nesta página e descarrega-la para uma melhor análise. Aí estão também disponíveis os requisitos do sistema, dos dispositivos e dos filtros de Drivers.
Abaixo apresentamos alguns dos pontos mais importantes e que podem gerar alguma celeuma por parte dos fabricantes e dos utilizadores.
  • Digitação de 5 pontos – Os dispositivos móveis que pretenderem ter a certificação Windows 8 vai ter de ter suporte para receber input de 5 dedos. Notem que a maioria dos dispositivos actualmente no mercado apenas suporta 2
  • NFC “touch marks” – Deve estar disponível um marcador onde outros dispositivos se possam ligar via NFC. Actualmente não existe esta obrigatoriedade nos equipamentos e a procura deve ser feita de forma manual
  • Botões no Hardware – A Microsoft passa a exigir que esteja presente no hardware os seguintes botões:
    • Power
    • Bloqueador de rotação
    • Tecla Windows
    • Aumentar Volume up
    • Diminuir Volume
    A Tecla do Windows pode ter diversas formas e deve ter no mínimo 10.5 mm.
  • Nova combinação de botões para CTRL + ALT + DEL – Para além da utilização do teclado virtual, passa a ser obrigatória uma nova sequência para desbloqueio de uma máquina. A sequência escolhida é Windows Key + Power
  • Requisitos de Hardware – Os requisitos de hardware que a Microsoft costuma impor aos parceiros é por norma elevado. Desta vez não é excepção.
    • Disco: Pelo menos 10GB de espaço livre após instalação do SO
    • Firmware de sistema: UEFI
    • Rede: WLAN e Bluetooth 4.0 + LE (low energy)
    • Gráficos: Direct3D 10 com dirver WDDM 1.2
    • Resolução: 1366×768
    • Suporte Touch: Pelo menos 5 pontos de toque
    • Câmara: 720p
    • Sensor de luz ambiente: 1-30k lux
    • Magnetómetro
    • Acelerómetro: 3 eixos
    • Giroscópio
    • USB 2.0: Pelo menos um controlador e uma porta
    • Colunas
  • Upgrade de drivers sem reboot – Apesar de a Microsoft obrigar desde o Windows Vista ao upgrade de alguns drivers sem reboot, no Windows 8 esta obrigatoriedade alarga-se aos drivers gráficos.
  • Recuperação do sistema em 2 segundos – A Microsoft passa a obrigar que os sistemas que forem desenhados para o Windows 8 passem a fazer um arranque, passagem de Standby a pronto para usar, em apenas 2 segundos. Esta obrigatoriedade é no entanto limitada à arquitectura Intel. No caso da arquitectura ARM não existe um tempo definido.
A lista de requisitos que a Microsoft apresentou para o seu Windows 8 prepara-o para estar presente num largo conjunto de equipamentos, em particular para os tablets e PC’s all-in-on.
Apesar desta lista de requisitos ser muito taxativa no que os fabricantes devem disponibilizar para terem a certificação Windows 8, este sistema operativo estará disponível para a maioria do hardware recente, à imagem do que aconteceu com o Windows 7.
A data da disponibilização do Windows 8 beta está para breve e muito se espera dessa versão. Pode ser uma revolução na mesma medida que o Windows 7 foi, mas desta vez com os objectivos apontados ao mercado dos dispositivos móveis.
Página: http://pplware.sapo.pt/informacao/mas-quais-os-requisitos-do-windows-8/

Real Temp 3.70 – O seu computador tem febre?

Nunca é demais proceder a serviços de manutenção no nosso computador. São alguns minutos perdidos mas podem ser muitos euros ganhos… ou não despendidos. Por vezes basta sabermos que o nosso computador está a aquecer demais porque tem lixo nos dispositivos de arrefecimento. Sabe se o seu computador tem febre?

Mesmo com a temperatura a baixar nos tempos que atravessamos, o problema de arrefecimento nas maquinas pode ser uma realidade. Verifique a limpeza dos dispositivos de refrigeração, retire a massa térmica antiga e coloque nova. Mas primeiro veja as temperaturas do seu computador.
Nunca é demais verificar os dispositivos de arrefecimento existentes no computador e para isso existem softwares capazes de ler os sensores de temperatura e reportar esses valores para que tenha a noção do que se passa dentro da sua máquina.
E o que posso usar para essa verificação?
Uma das ferramentas que vos podemos sugerir é o Real Temp. Esta aplicação portátil é uma óptima ferramenta de monitorização, além de estar atenta e dar informações em tempo real, permite ajustar alguns valores que o utilizador entenda como normais e optimizar a ferramenta a emitir alertas sonoros sempre que esses valores sejam ultrapassados.
Real Temp é um programa desenhado para monitorizar a temperatura dos chips Intel Core, Dual Core, Quad Core e Core i7 . Cada núcleo sobre estes processadores digitais tem um sensor térmico (DTS) que informa os dados relativos à temperatura TJMax que é a segurança máxima de funcionamento para a temperatura do CPU.

Conforme o seu CPU aquece, a distância TJMax diminuirá. Se esta chegar a zero, o processador irá iniciar uma técnica de compensação podendo abrandar o processamento optimizando a distância TJMax que ajudará o computador a funcionar à velocidade máxima com toda a segurança.
Mas há mais informações que poderá retirar desta ferramenta, veja na página da empresa, responsável também pelo nosso conhecido CPU-Z.
Novidades desta versão:
  • Suporte para processadores Sandy Bridge
  • Melhorada a formatação dos ficheiros de log
  • Adicionado um novo ícone que indica os máximos de temperatura atingidos
  • Resolução de vários bugs e problemas
Pode ler as restantes novidades desta versão aqui.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7 [32 e 64bits]
Download: Real Temp 3.70 [332.1KB]
Homepage: TechPowerUp
Página: http://pplware.sapo.pt/windows/software/real-temp-3-70-o-seu-computador-tem-febre/

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Keyndicate – Veja o estado das suas tecla de função

Já por diversas vezes vos falámos de ferramentas que permitem indicar-nos visualmente qual o estado das principais teclas de função do nosso teclado. São ajudas visuais que permitem que evitemos estar a olhar para o teclado e que ajudam todos os que não têm teclados com essas indicações a saber o estado destas.
Hoje trazemos mais uma pequena ferramenta que vos vai ajudar a verificar o estado dessas teclas, recorrendo a auxiliares visuais. Falamos do Keyndicate.



O Keyndicate vai permitir que, com um simples olhar, consigam saber quais das três teclas de função (Caps Lock, Num Lock e Scroll Lock) estão activas ou inactivas.
A forma de terem acesso a essa informação é através de um simples ícone que está na Área de Notificação do Windows e que vai mudando à medida que as teclas estão seleccionadas.
Para cada uma das teclas que podem verificar é atribuída uma posição nesse ícone e uma pequena barra mostra se está ou não activa.
O Keyndicate permite ainda activar pop-ups de alerta para que no momento da activação ou desactivação de uma tecla sejam informados. Esta caixa de mensagem é também apresentada na Área de Notificação do Windows.
Se clicarem no ícone do Keyndicate que está na Área de Notificação acedem à interface dele. Aí podem verificar qual o estado de cada uma das teclas e acedem também às configurações deste.
Estas configurações resumem-se à activação das mensagens de alerta e ao activarem o arranque do Keyndicate no iniciar do Windows.



Se o vosso teclado não tem as habituais luzes de indicação para o estado destas três teclas então o Keyndicate é uma excelente solução para o problema de não saberem o seu estado.
Podem ainda usá-lo para facilitar a utilização do vosso computador para evitarem de estar a olhar para o teclado para verificar o estado das teclas especiais.
Esta aplicação é portátil e por isso podem transportá-la para qualquer computador onde tenham de o usar. Testem o Keyndicate e vão verificar facilmente da sua utilidade.
Artigos relacionados:
CaPNotifier – Alertas visuais do seu teclado

Licença: GPLv3
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Keyndicate 1.0.0.0 [773KB]
Homepage: Keyndicate
Página: http://pplware.sapo.pt/windows/software/keyndicate-veja-o-estado-das-suas-tecla-de-funcao/

CloudMagic agora também no iOS e no Android

Com a profusão de informação a que temos actualmente acesso, quer seja no nosso email ou nas redes sociais, pode tornar-se difícil encontrarmos aquilo que procuramos de forma rápida e simples. É por isso uma mais valia todas as ferramentas que permitam integrar as pesquisas nos mais diversos locais onde temos essa nossa informação.
O CloudMagic é um serviço que permite pesquisarem a informação que têm alojada em alguns serviços web, de forma rápida e simples. O Pplware já analisou este excelente serviço e mostrou de que forma o podem usar para encontrar rapidamente a informação que procuram. A utilização do CloudMagic foi alargada e está agora disponível para iOS e Android.

A base de utilização do CloudMagic é já muito extensa e está em praticamente todos os sistemas operativos. Para além da nova versão para iOS e Android podem usar o CloudMagic no Windows, Linux e Mac. Se preferirem uma integração ainda maior com o vosso browser podem usar o CloudMagic no Chrome ou no Firefox e também através da sua interface Web.
Inicialmente o CloudMagic apenas permitia uma pesquisa integrada com os serviços da Google (Gmail, Calendário, Docs e Contactos), quer na sua versão publica ou nas Apps. Essa integração foi alargada e permite que pesquisem já na vossa conta de Twitter e nos conteúdos que aí colocarem.
A interface do CloudMagic para os dispositivos móveis é em tudo idêntica ao que podem encontrar em qualquer um dos seus softwares ou das interfaces no browser ou web.
Depois e se autenticarem com a vossa conta do CloudMagic podem adicionar os serviços onde pretendem que sejam efectuadas as pesquisas. Como referimos antes, o CloudMagic consegue aceder aos serviços da Google (Mail, Calendário, Docs e Contactos), público ou Apps e também ao Twitter.
Depois de adicionados os serviços que pretendem podem começar a efectuar de imediato as pesquisas. O CloudMagic necessita de algum tempo no início para indexar a vossa informação, o que pode levar a que as pesquisas sejam menos precisas inicialmente.

Para usarem o CloudMagic só têm de colocar na caixa de pesquisa o termo que pretendem pesquisar. Os resultados apresentados vão estar divididos por cada um dos serviços que têm configurados.
Podem filtar os resultados por serviços e assim limitar a pesquisa ao serviço que pretendem consultar. Para isso só têm de carregar no símbolo do CloudMagic que se encontra junto da caixa de pesquisa.
Nessa zona vão ainda encontrar o acesso às configurações do CloudMagic e o logout do serviço. Nas configurações, para além de poderem gerir as definições da aplicação em si, podem ainda alterar ou adicionar acesso a novos serviços.
Vejam no vídeo abaixo a utilidade do CloudMagic e a forma como ele vos pode ajudar a encontrar a informação pretendida no meio de toda a vossa informação.
O CloudMagic é um excelente serviço para pesquisarem toda a informação que têm guardada nos vários serviços que usam. Podem pesquisar facilmente pelos termos pretendidos e a informação é apresentada de imediato.
Com o CloudMagic evitam ter de estar a aceder a vários locais para consultarem a vossa informação. Simples de usar e com toda a comodidade de terem a informação centralizada.
Consigam finalmente encontrar a agulha que procuravam no vosso palheiro de informação. E façam-no de forma imediata!
Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 2.1 +
Download: CloudMagic 1.0.2 [1.1MB]



Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 4.0 +
Download: CloudMagic 1.1.1 [2.1MB]


Homepage: CloudMagic
Página: http://pplware.sapo.pt/apple/iphone/cloudmagic-agora-tambem-no-ios-e-no-android/

Dica – Actualizar para o Kernel 3.2 o Ubuntu 11.10


Há cerca de uma semana, informamos aqui a disponibilização do kernel Linux 3.2 por parte de Linus Torvalds. O kernel Linux 3.2 traz algumas novidades interessantes, tendo contado com 11881 contribuições de código. O kernel Linux 3.2 tem actualmente cerca de 15 milhões de linhas de código.
Alguns utilizadores questionaram-nos como poderiam proceder à actualização imediata do Kernel e hoje apresentamos um pequeno vamos apresentar uma forma simples de actualizar o kernel do Ubuntu 11.10 para a versão 3.2.
kernel_000

Tal como referido aqui, o kernel Linux 3.2 traz muitas novidades das quais se destacam:
  • Suporte melhorado para sistemas de ficheiros EXT4
  • Suporte para Btrfs
  • Melhorias a nível do uso da pilha protocolar TCP/IP
  • Suporte para a arquitectura de processadores da Qualcomm Hexagon
  • Inclusão de novos drivers
  • Optimização do GPU
  • …e muito mais (podem ver aqui)
Como Actualizar para o Kernel 3.2 o Ubuntu 11.10?
Procedi à actualização do kernel numa máquina virtual e todo o processo correu sem qualquer problemas. No entanto, é aconselhável que façam sempre um backup ao vosso sistema.
Passo 1 - (Opcional) Para começar, vamos saber qual a versão do kernel que temos actualmente a correr. Para isso usem o comando:
uname –r
 
kernel_00

Como podem ver pela imagem anterior, a versão actual é 3.0.0-14-generic
Passo 2 – Vamos agora adicionar um novo repositório ao sistema, para que possamos obter e actualizar o kernel para a versão 3.2 Para isso, abram o terminal (CTRL+ALT+T) e inseriam o seguinte comando:
sudo apt-add-repository ppa:francisbrwn9/kernels
Passo 3 – Vamos agora proceder à actualização da lista de repositório e também actualizar o kernel propriamente dito usando o comando:
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
 
kernel_01

(Nota: Devem escrever Y para avançar e depois esperar que o sistema descarregue e instale os 221 MB).
Depois de tudo instalado, devem reiniciar o sistema para que as novas alterações tenha efeito. Para confirmarem novamente qual a versão do kernel, voltem a abrir o terminal e a introduz o comando
uname -r
 
kernel_02

Como podem ver, o kernel foi actualizado para a versão 3.2 e o processo de actualização é bastante simples. Caso tenham alguma duvida, não hesitem em colocar as vossas questões nos comentários. Bom fim de semana.
Página: http://pplware.sapo.pt/linux/dica-actualizar-para-o-kernel-3-2-o-ubuntu-11-10/

OldChromeRemover – Remover versões antigas do Chrome

O Chrome, o browser da Google, tem um comportamento muito singular no que toca à ocupação de espaço de disco. Sempre que este se actualiza a versão anterior é mantida para evitar problemas de instalação ou de comportamento do browser.
Este comportamento singular leva a que depressa o espaço em disco ocupado por este browser exceda os vários gigas, o que se revela penalizador para todos os que elegeram este browser como o seu favorito. Para resolver esta situação existe uma pequena aplicação para remover as versões anteriores do Chrome. O OldChromeRemover trata deste problema de forma simples e rápida.



Esta aplicação é de tal forma simples e rápida de usar que nem interface gráfica tem. O OldChromeRemover corre numa janela de DOS e aí apresenta a única questão que coloca ao utilizador.
Para usarem o OldChromeRemover só têm de executar o ficheiro que está para download e uma janela de DOS será aberta. Inicialmente o processo passa por detectar versões mais antigas e estas são apresentadas.
De seguida compete ao utilizador autorizar a remoção destas. Este processo é irreversível e eliminará as versões mais antigas, deixando apenas a actual. Para realizarem a remoção devem responder Y à questão que vos é apresentada.
O OldChromeRemover consegue tratar de qualquer versão do Chrome, desde as mais calmas versões estáveis até às mais instáveis mas actuais versões Canary. Desde que seja uma versão do Chrome o OldChromeRemover trata de as limpar.
Devem no entanto ter algum cuidado na utilização desta ferramenta se forem utilizadores da versão Canary em conjunto com uma versão mais estável. O OldChromeRemover irá eliminar as versões mais antigas e acabaram por ter disponível apenas a versão mais recente, a Canary.



O OldChromeRemover permite correr de forma automática com o recurso à flag “/AUTO“. Desta forma podem coloca-lo num processo automático no vosso Windows e manter o vosso disco sempre limpo.
Usem o OldChromeRemover para ganharem algum espaço extra no vosso disco que está a ser ocupado por versões antigas do Chrome. Apesar de ser uma ferramenta estável requer algum cuidado na sua utilização pois podem estar a eliminar versões ainda em uso caso usem algumas versões específicas.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: OldChromeRemover 0.4 [196KB]
Homepage: OldChromeRemover
Página: http://pplware.sapo.pt/windows/software/oldchromeremover-remover-versoes-antigas-do-chrome/

Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo…

Ora vivam caros leitores! Depois de no passado Domingo termos apresentado a nossa nova rubrica sobre Excel (ver aqui) e após a leitura dos comentários dos nossos leitores, consideramos desde já que esta rubrica será importante não só para apresentação das dicas mas também pela partilha e ajuda entre todos na resolução de problemas.
Não se esqueçam que esta é uma rubrica “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir, devendo para isso enviar-nos um e-mail com a dica a ser publicada.

dicas_excel

Para quem usa o Excel saberá certamente que uma das funcionalidades interessantes e muito práticas é a actualização de formulas de acordo com a linha e coluna.
Vamos por exemplo considerar que temos duas colunas com valores e pretendemos somar os valores, por linhas, e apresentar essa soma numa terceira coluna. Para o seguinte exemplo, e tendo em conta a primeira linha de valores, bastaria considerar que a seguinte formula = SOMA (A2 +B2)

excel_01

Um dos “truques” mais usados para aplicar essa mesma fórmula às restastes linhas (de referir que a referência das linhas serão automaticamente actualizadas isto é: o A2+B2 passará para A3+B3 até An+Bn), é arrastando, sem largar o botão do lado direito do rato, o pequeno quadrado que aparece na no canto inferior direito da primeira célula como mostra a figura seguinte.

excel_02
Como podem ver a formula foi automaticamente actualizada para as restantes linhas.

excel_02

Por hoje é tudo! Esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a dominar o Microsoft Excel. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.
Página: http://pplware.sapo.pt/tutoriais/dicas-do-microsoft-excel-ao-domingono-pplware/

CES 2012 – AMD demonstra Trinity…

A AMD demostrou na feira electrónica Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, a sua
nova geração de unidades de processamento acelerado (APUs) que tem o nome de código Trinity.
Este chip integra na mesma die o CPU e o GPU. Neste caso, o CPU é baseado na arquitectura Piledriver (2ª iteração do Bulldozer) e o GPU na nova arquitectura VLIW4. Conta assim comum processador Quad-Core e com as novas gráficas HD 7000M (para portáteis) ou HD 7000D (para computadores de secretária) que suportam DX11.

amd_00

Em termos de melhorias, a AMD afirma que este novos chips tem um aumento de performance face aos actuais Llano, de 25% no CPU e 50% no GPU, isto no segmento móvel, e de 15% e 30%, CUP e GPU respectivamente, na versão desktop.

amd_01

O Trinity incorpora novas tecnologia como o Turbo Core 3.0, um novo método de compressão de vídeo (VCE). O tempo de bateria anunciado é de 12 horas em idle e de cerca de 3 horas e meia em Full Load (3D Mark 06).
Neste vídeo podem ter um “cheirinho” do Trinity em acção.
Como podem ver pelo vídeo, com este chip é possível jogar (Dirt 3, um jogo DX11), descodificar um filme (neste caso o big buck bunny) e reproduzir um vídeo em alta definição (HD), tudo ao mesmo tempo e sem quaisquer problemas.
O lançamento de aparelhos com este chip está previsto para o segundo trimestre de 2012. Será lançada uma versão de 65-100W para computadores de secretária (desktop), uma de 35-45W para portáteis (notebooks) e a pensar no segmento dos ultra portáteis (ultrabooks) uma versão de 17W. A AMD espera assim combater a hegemonia da Intel no mercado móvel, apostando no mercado dos 400-700 euros.
Será o Trinity capaz de vencer o Ivy Bridge da Intel?

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Dicas de VBA – WorksheetFunction

Em artigos anteriores iniciei algumas dicas sobre programação em Visual Basic for Applications (VBA), aplicado ao Microsoft Excel, de forma a clarificar e a mostrar algumas das melhores práticas.
• Excel: Dicas de VBA – Eventos – O que são e como utilizar eventos no Microsoft Excel
• Excel: Dicas de VBA – Performance – Como melhorar a performance de execução do código com métodos simples e fáceis de utilizar.
• Excel: Dicas de VBA – Ciclos – Como efectuar ciclos da forma correcta
Irei em próximos artigos explorar mais algumas funcionalidades e mostrar algumas dicas que julgo importantes, mas para já o objecto WorksheetFunction.



O objecto WorksheetFunction permite utilizar fórmulas que já utilizamos directamente nas células, através de métodos, que estão disponíveis no Microsoft Excel. Tem ainda algumas propriedades (Application, Creator e Parent), embora menos utilizadas.
Esta possibilidade de utilizar fórmulas no código simplifica bastante inúmeras operações e é sem dúvida um objecto muito importante. Podem ser utilizadas formulas simples como o Sum(), Min(), Max(), Count(), etc, até formulas mais complexas, como o SumProduct(), Index(), VLookup(), DCount(), etc. E se em alguns casos simplifica apenas a leitura do código, em outros, a sua utilização resolve-nos alguns problemas mais complexos.
Quando colocamos o ponto (.) a seguir ao objecto WorksheetFunction, é mostrada a lista dos métodos e propriedades disponíveis e podemos aqui encontrar uma lista muito extensa.



NOTA: De referir que as formulas que podemos usar (e apresentadas na lista) são apenas as que estão disponíveis na versão utilizada, ou seja, a versão do Excel 2003 tem menos funções disponíveis do que o Excel 2007 ou 2010. Isto é importante também por questões de compatibilidade.
Por exemplo, quando queremos gerar um número aleatório entre dois valores, podemos fazer da forma tradicional:
Dim resultado As Integer
Randomize
resultado = Int((10 * rnd) + 1)
MsgBox resultado
Neste caso é chamada a função Randomize e depois é gerado um número entre 1 e 10. Mas vejamos como fazer utilizando a função RandBetween(), disponível na versão 2007 ou superior, através do objecto WorksheetFunction:
Dim resultado As Double
resultado = WorksheetFunction.RandBetween(1, 10)
MsgBox resultado
Além de ser utilizada menos uma linha, que é pouco importante obviamente, o código é mais simples de analisar.
Mas existem casos mais complexos em que se não utilizarmos o objectoWorksheetFunction, o código é mais extenso. Por exemplo, para somar os valores do seguinte range (como mostra a figura seguinte) da célula A1 à célula A10, teríamos de fazer um ciclo e somar o valor de cada célula para uma variável.



Utilizando o objecto WorksheetFunction podemos fazer da seguinte forma:
Dim rng As Range
Set rng = Range(“a1:a10″)
MsgBox WorksheetFunction.Sum(rng)
Neste simples código, onde o resultado será 55, define-se um range que depois será indicado como argumento da função. O range poderia ser indicado directamente, mas desta forma é mais simples ler o código. Pode-se utilizar mais argumentos (agora indicado directamente os ranges):
MsgBox WorksheetFunction.Sum(Range(“a1:a10″), Range(“b1:b10″))
Outro exemplo, utilizando a mesma tabela, poderá ser o de contar quantas linhas têm o valor maior ou igual a 8. Neste caso, sem utilizar este objecto, teríamos de fazer um ciclo, verificar o valor e contando apenas os que estivessem de acordo com o critério definido. Com o objecto WorksheetFunction podemos fazer muito facilmente utilizando a formula CountIf():
Dim rng As Range
Set rng = Range(“a1:a10″)
MsgBox WorksheetFunction.CountIf(rng, “>=8″)
Estes são alguns exemplos simples de como o objecto WorksheetFunction simplifica e muito o código e certamente existem muito mais aplicações práticas onde o podemos utilizar.
Uma das “desvantagens” deste objecto é de utilizar sempre as funções em Inglês, o que não será problema para quem já conhece e utiliza as formulas não traduzidas.digo em VBA!

Escrito por: Jorge Paulino
Homepage: Página Autor: Jorge Paulino

CES 2012 – ASUS lança Eee Pad Transformer Prime

.. com Processador Quad-Core NVIDIA Tegra 3 e Google® Android 4.0 Ice Cream Sandwich
O Asus Eee Pad Transformer é o primeiro tablet do mundo mundo com processador quad-core NVIDIA ® Tegra ® 3 e Google® Android™ 4.0 Ice Cream Sandwich. A ASUS colaborou intensamente com a NVIDIA ® para o lançamento do primeiro tablet quad-core. Começa a ser comercializado em Portugal no dia 1 de Fevereiro.
asus_02


Senior Vice President of NVIDIA’s Mobile Business Unit e inventor do Tegra®, Phil Carmack diz: “Estamos muito entusiasmados em ter a Asus como parceiro de lançamento. O Eee Pad Transformer Prime traz o melhor do Tegra® 3,” O CEO da Asus Jerry Shen acrescenta, “O Eee Pad Transformer Prime foi concebido para ser a derradeira opção de escolha em tablets. Além de muito fino e leve é extremamente poderoso. Estamos orgulhosos em sermos os primeiros a disponibilizar um processador Quad-Core NVIDIA’s Tegra 3 e a melhor experiência de utilização com o Ice Cream Sandwich”. O ASUS Eee Pad Transformer Prime está nomeado par aos prémios de inovação da CES 2012.
Desenvolvido com a NVIDIA® e a Google®, o Eee Pad Transformer Prime é a sua dock móvel exclusiva incarna a harmonia entre a beleza e a robustez. Além de um desempenho multimédia superior, o Transformer Prime apresenta um reforço em várias características que incluem áudio com a tecnologia ASUS SonicMaster, uma câmara traseira auto-foco de 8MP com flash LED e 18-horas* de duração da bateria quando combinada com a dock móvel. Tudo alojado numa estrutura metálica ultrafina de 8.3mm com um peso de apenas 586g.
asus_02
Divertimento multimedia com estilo
Extremamente fino, o Transformer Prime tem 8.3mm de espessura e é o único tablet metálico com um peso de apenas 586g. Vem com um acabamento metálico em alumínio texturado para um manuseamento seguro e confortável e tem duas cores disponíveis: Cinzento-ametista e Champanhe.
O Transformer Prime incorpora a tecnologia exclusiva ASUS SonicMaster reconhecida pelo seu áudio nítido e acústica precisa. Produz um som cristalino com um amplo som ambiente e apresenta a melhor fidelidade de som e melhorias na distinção vocal que não pode ser encontrado em nenhum outro tablet do mercado.
O Eee Pad Transformer ostenta um ecrã IPS com um amplo ângulo de visão de 178° protegido pelo resistente Corning® Gorilla® Glass, mas o Transformer Prime vai mais longe e foi actualizado com ecrã Super IPS+ que melhora o brilho do ecrã para uma melhor experiência de leitura em ambientes exteriores.
Desempenho Ultra
O Transformer Prime é o primeiro tablet do mundo com um processador quad-core NVIDIA ® Tegra ® 3 criando uma nova geração de tablets de elevado desempenho. Com a CPU de quatro núcleos e GPU GeForce® de 12 núcleos, o Transformer Prime oferece a melhor e a mais rápida experiência de utilização em multitarefa, navegação web, reprodução de vídeo full HD e jogos. Sozinho, o Transformer Prime dispõe de uma bateria que dura até 12 horas* que quando combinada com a dock móvel atinge até as 18*, ao mesmo tempo que recarrega também o tablet.
Prime equipado com Ice Cream Sandwich
O Google® Android™ 4.0 Ice Cream Sandwich traz uma série de melhorias que, combinado com o design do Eee Pad Transformer Prime, permite nova experiência de utilização. A nova Interface de utilização (UI) da câmara permite melhorias na partilha, um novo modo panorâmico bem como efeitos e fundos que podem ser aplicados em vídeos. A edição básica de fotografias está agora incorporada no sistema permitindo retoques simples em fotografias.
Com a navegação offline, os utilizadores, quando não têm ligação à Internet, podem guardar as páginas e visualizá-las mais tarde o que o torna mais conveniente para viajantes e pessoas com elevada mobilidade. Sempre que um utilizador não dispõe de acesso a uma rede Wi-Fi poderá utilizar o Wi-Fi Direct para transferir directamente ficheiros entre dispositivos Wi-Fi compatíveis. Outras das melhorias incluem, por definição, a nova fonte Roboto que é um tipo de letra fácil de ler. Os utilizadores poderão também aceder também à câmara do Transformer Prime directamente a partir do lock screen. Finalmente, entre as várias mudanças na interface de utilização (UI) destaca-se ainda a possibilidade dos utilizadores poderem criar facilmente pastas no ecrã inicial, arrastando uma aplicação para cima de outra.
Precisão visual sem rival
A câmara frontal de 1.2MP permite video-conferência enquanto que a câmara traseira de 8MP com auto-focus e LED flash tira fotografias brilhantes graças à grande abertura F2.4, e sensor retro iluminado CMOS, focos por toque e redução de ruído em baixa luminosidade para assegurar fotos mais claras e nítidas. Primeira estreia em tablets, a câmara de 8MP do Transformer Prime oferece ainda possibilidade de gravação de vídeos HD 1080p.
Produtividade e serviços baseados na Cloud
O Transformer Prime estará disponível nas versões de 32 GB e 64GB, juntamente com um slot para cartão micro SD, Jack de áudio combo de 3,5 milímetros e micro HDMI para facilitar a partilha do que se vê no ecrã de forma simples e rápida. No entanto, a função que dá ao Transformer Prime o seu nome é a sua docking station móvel que dá um novo significado à palavra versatilidade. O design inovador e conveniente oferece ao utilizador um teclado e touchpad bem como várias possibilidades de expansão por via de porta USB e slot para cartão micro SD. A aplicação pré instalada SuperNote permite tirar, desenhar e guardar anotações, enquanto que o Polaris Office ® é excelente para a produtividade, na medida em que dá ao utilizador a possibilidade de visualizar e editores ficheiros Word, Excel e PowerPoint (Compatível com MS Office 97-2007) A Asus oferece ainda 8GB de armazenamento na cloud grátis e vitalícios através da Asus WebStorage de modo a permitir que os utilizadores possam aceder aos seus ficheiros através da Cloud e independentemente do local onde estiverem.
* A vida útil da bateria pode variar conforme a utilização.
asus_00

Página: http://pplware.sapo.pt/informacao/ces-2012-asus-lana-eee-pad-transformer-prime/