Pages

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Vou ensinar ao meu modo como instalar e configurar um servidor de internet e de dados...
Tentarei publicar uma ferramenta por dia.
Antes vou explicar resumidamente cada ferramenta, lembrando que não sou expert em Linux, sou iniciante, apenas iniciante, mas vi que tem muitas pessoas com dificuldade em montar um Server básico só para ter em casa pra treino então resolvi fazer este “tutorial básico”
Usaremos algumas ferramentas bem simples...
São elas: squid,  sarg, squidadmin, samba, dhcp3-Server, apache2, mysql-server-5.1, php5, php5mysql.
Squid: é um software livre usado para gerenciar, bloquear, liberar sites e usuários é através deste que iremos dizer quem acessa a internet onde acessa e até as horas em que acessa.

Sarg: é um software em parte gráfico que possibilita a visualização dos arquivos gerados pelo squid, dizendo quem acessou e onde acessou, assim fica mais fácil para o gerenciador da rede saber onde cada pessoa esta navegando.

Squidadmin: é um software em parte gráfico, onde faz o serviço de bloqueio, liberação do squid para ser mais fácil de bloquear sites, usuários, assim você que é o administrador da rede pode fazer o bloqueio de qualquer Computador da rede.

Samba: é um software usado para compartilhar os arquivos na rede, seja foto, musicas instaladores, e o que mais se achar necessário.

Dchp3-Server: nada mais nada menos que distribuir o ip para as maquinas clientes.

Apache2: bem simples é um servidor de web, neste você também pode compartilhar arquivos e até mesmo colocar um “site no ar”.

Php5: é uma linguagem de programação é necessário para poder acessar os arquivos através da web, arquivos claro que em extensão php.

Mysql: O MYSQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.

Se algo não estiver correto, por favor, identifique e me ajude a corrigir o erro...

Aguardem as configurações de cada software...

Nenhum comentário:

Postar um comentário